Novo exoesqueleto humano é o mais complexo já construído


Engenheiros italianos alegam ter criado o exoesqueleto mais avançado existente. O aparato permite que o usuário que o vestir possa carregar objetos extremamente pesados além de ter a proteção de uma armadura.


O dispositivo rastreia movimentos complexos do corpo humano amplificando a força do operador para que ele possa levantar até 50kg em cada mão. O exoesqueleto poderá ser utilizado para construções de produtos complexos como aeronaves, para salvamento de vítimas em desastres naturais ou em qualquer situação onde se precise de uma armadura flexível ou muita força.


Outros dispositivos promissores tem sido desenvolvidos como o ReWalk, um exoesqueleto que permite que pessoas com paralisia nos membros inferiores possam voltar a andar usando muletas já aprovado para o uso em alguns países. Levando em conta as consequências que a inatividade física ocasiona em pessoas incapazes de se locomover por conta própria, esses exoesqueletos prometem levar a um aumento expressivo na qualidade de vida desses indivíduos. 


Segundo o professor Chris Melhuish, diretor do Bristol Robotics Laboratory, exoesqueletos são uma tecnologia que está crescendo e maturando muito rápido. O tipo de funcionalidade do exoesqueleto depende do que você quiser que ele faça e do nível de autonomia que você deseja.. além do seu potencial de futuramente elevarem nossas potencialidades físicas muito acima do nível humano. 
Share on Google Plus

Sobre o Autor

Neurocientista cafeinômano envolvido com projetos que investigam a plasticidade sináptica. Nas horas vagas é abduzido por uma curiosidade extrema sobre as implicações do crescimento tecnológico exponencial que estamos vivenciando. Contato: luis.shgt@gmail.com
    Comentários
    Comente pelo Facebook