Craig Venter e seu plano para o aumento radical da longevidade humana

Craig Venter tem sido uma figura de destaque na biotecnologia tanto pelo seu papel no mapeamento do genoma humano quanto por criar vida sintética em laboratório. Agora o cientista resolveu se aventurar em mais um projeto com potencial para mudar o mundo como conhecemos: o aumento radical no tempo de vida do ser humano. Para isso fundou uma nova empresa chamada Human Longevity Inc., onde pretende utilizar técnicas avançadas de genômica e terapias com células tronco. Esse anúncio veio poucos meses após a Google anunciar o lançamento de uma empresa similar (Calico), também com a intenção de prolongar a longevidade humana. 


Venter conta com ferramentas de sequenciamento de última geração para mapear 40.000 genomas humanos e criar o maior banco de dados de variação genética do mundo. O volume imenso de informação vai possibiltiar a criação de um dos maiores estudos de dados da história da ciência e medicina. Além disso, a empresa irá também sequenciar o genoma dos trilhões de micro-organismos que povoam o corpo humano (bactérias, vírus e fungos) para o desenvolvimento de novas terapias avançadas para o tratamento de doenças.



O primeiro passo entretanto, será atacar doenças relacionadas ao envelhecimento como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e demências. Apesar de alguns céticos acreditarem que Venter está sendo otimista demais, vale lembrar que ironicamente ele recebeu críticas idênticas em seus projetos anteriores e ao final provou que seus planos tinham fundamento.

Share on Google Plus

Sobre o Autor

Neurocientista cafeinômano envolvido com projetos que investigam a plasticidade sináptica. Nas horas vagas é abduzido por uma curiosidade extrema sobre as implicações do crescimento tecnológico exponencial que estamos vivenciando. Contato: luis.shgt@gmail.com
    Comentários
    Comente pelo Facebook