Células tronco convertidas em cartilagem permitem o cultivo de orelhas e narizes em laboratório


Cientistas britânicos pretendem cultivar orelhas e narizes para transplante em humanos usando gordura abdominal e transformando-a em cartilagem. A técnica trará esperanças para pacientes que apresentaram alguma falha durante o período de desenvolvimento das orelhas ou nariz ou que foram vítimas de algum acidente. 

Até o momento, os cirurgiões retiram a cartilagem de outras partes do corpo para tratar defeitos faciais em um processo doloroso. Com a nova técnica, os órgãos serão cultivados separadamente com células tronco do paciente crescendo em moldes para atingir o formato desejado.

A pesquisa trará implicações para o futuro de outros tipos de transplantes e poderá ser usada para a criação e melhoramento de diversos outros alvos da engenharia tecidual, aumentando sua estabilidade, integração e funcionalidade. 

Share on Google Plus

Sobre o Autor

Neurocientista cafeinômano envolvido com projetos que investigam a plasticidade sináptica. Nas horas vagas é abduzido por uma curiosidade extrema sobre as implicações do crescimento tecnológico exponencial que estamos vivenciando. Contato: luis.shgt@gmail.com
    Comentários
    Comente pelo Facebook