Exame de sangue portátil permite até 50 análises diferentes




Diversas propostas tem sido apresentadas para permitir num futuro não muito distante o monitoramento de certos aspectos bioquímicos e fisiológicos do nosso organismo de qualquer lugar em que estivermos. Frequentemente novos dispositivos e aplicativos estão surgindo para facilitar a vida de quem sofre de alguma doença crônica, de quem busca ultrapassar seus limites (como atletas) ou até mesmo dos paranóicos de plantão.


A nova agora foi a criação de um exame de sangue de bolso, ou seja, um dispositivo do tamanho de um cartão que pode testar níveis de insulina e outras proteínas do sangue assim como colesterol e sinais de infecção com apenas uma gota de sangue.


O V-chip é um dispositivo portátil capaz de realizar 50 diferentes testes de uma só vez em qualquer local desejável. São dois pedaços de vidro finos entre os quais encontram-se:

Com o V-Chip e uma gota do seu sangue será possível fazer
exames a partir de qualquer local sem precisar ir a um
laboratório

1   - peróxido de hidrogênio
2 - em torno de 50 diferentes anticorpos específicos, fragmentos de DNA ou RNA, lipídeos de interesse e a enzima catalase
3   - soro ou outra amostra
4   - um corante


O vidro é dividido em poços separados uns dos outros. Quando a substância de interesse se liga aos anticorpos ligados à lâmina de vidro a catalase é ativada, convertendo o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio.  O oxigênio então empurra o corante na coluna fazendo com que quanto maiores os níveis do que você quer dosar no sangue, mais oxigênio é criado e consequentemente mais o corante sobe.


Simplificando... é um gráfico de barras fácil e prático de ler e segundo Lidong Qin (o líder do projeto) o próximo passo é torna-lo ainda mais simples de forma que quase nem sejam necessárias instruções.


Mais detalhes em Nature Communications

Share on Google Plus

Sobre o Autor

Neurocientista cafeinômano envolvido com projetos que investigam a plasticidade sináptica. Nas horas vagas é abduzido por uma curiosidade extrema sobre as implicações do crescimento tecnológico exponencial que estamos vivenciando. Contato: luis.shgt@gmail.com
    Comentários
    Comente pelo Facebook