Cura da calvície em dois anos?



Uma loção capaz de curar a calvície possivelmente estará a venda em aproximadamente dois anos... pelo menos é o que afirma o dermatologista George Cotsarelis da Universidade da Pensilvânia. Segundo ele, a principal enzima envolvida na perda de cabelo é a prostaglandina D2 (PGD2) e a base da tal loção seria sua inibição. Cotsarelis acredita que essa cura virá para homens de todas as idades e fará com que a calvície se torne uma coisa do passado.


Suas afirmações tem uma base experimental uma vez que ele lidera uma equipe de pesquisadores que já testou a loção em camundongos e constatou não só que os animais pararam de perder os pelos como passaram a regenerar os folículos que tinham parado de produzir pelos.


Não faz muito tempo que pesquisadores constataram que as células tronco ainda estão presentes em homens com calvície mas que estas se encontravam adormecidas devido a algum problema de sinalização celular.


A equipe observou um evento que precede a calvície nos camundongos: um aumento no níveis de PGD2, sugerindo um efeito inibitório sobre o crescimento do cabelo. Além disso foi observado que a aplicação de PGD2 inibiu o crescimento de cabelo tanto em camundongos quanto em folículos humanos. Outra evidência encontrada pelos pesquisadores reforçou a idéia de que em humanos o PDG2 também está envolvido uma vez que foram encontrados níveis triplicados dessa enzima nas áreas afetadas pela calvície. Dessa forma, Cotsarelis (e mais uma multidão) esperam que o seu produto possa ser comercializado num futuro próximo.
Share on Google Plus

Sobre o Autor

Neurocientista cafeinômano envolvido com projetos que investigam a plasticidade sináptica. Nas horas vagas é abduzido por uma curiosidade extrema sobre as implicações do crescimento tecnológico exponencial que estamos vivenciando. Contato: luis.shgt@gmail.com
    Comentários
    Comente pelo Facebook